segunda-feira, 11 de abril de 2011

Eleitor faltoso tem até quinta para regularizar título


Os eleitores que não votaram nas últimas três eleições têm até a próxima quinta-feira, 14, para regularizar a situação cadastral e evitar o cancelamento do título de eleitor. Segundo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de um milhão de cidadãos podem ter o documento cancelado porque não compareceram aos cartórios eleitorais para regularizar a situação.
Quem não regularizar o título de eleitor, além de perder o cadastro na Justiça Eleitoral, poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público, participar em concorrência pública ou administrativa, obter certos tipos de empréstimos e inscrição, além de poder se prejudicar em nomeações em concurso público.
Também não poderá renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda, obter certidão de quitação eleitoral e obter qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.
O eleitor pode consultar sua situação na página do TSE na Internet (www.tse.jus.br).
Se um eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesma eleição, já serão contadas duas eleições para efeito de cancelamento. Além disso, poderão ser contadas faltas às eleições municipais, eleições suplementares e referendos. Não serão computadas as eleições que tiverem sido anuladas por determinação da Justiça.
Ao todo, 1.473.128 eleitores se encontravam ameaçados de cancelamento no início de 2011. Desde então, 37.723 já justificaram a ausência em todo o país.
No Ceará, dos 53.386 eleitores com os títulos passíveis de serem cancelados, apenas 1.079 (2,02%) haviam regularizado a situação até o começo deste mês.
A maioria dos eleitores que não compareceram às urnas está concentrada na faixa etária dos 25 aos 34 anos, somando 516.648 no total nacional. Os eleitores que têm entre 35 e 44 anos aparecem em seguida na lista de faltosos, somando 301.821 no total.
Fonte: Iguatu.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário