Está prevista para a noite desta terça-feira (26) o início da sangria do açude Orós, em Orós, na região Centro-Sul, a 410 quilômetros de Fortaleza. O reservatório é o segundo maior de todo o Ceará e amanheceu nesta terça com 99,2% de seu volume máximo.
Faltam somente sete centímetros para o Orós encher, aponta a gerente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) na região, Vandiza Sucupira. "A gente acredita que sangre a partir de hoje (terça) à noite e amanheça sangrando já amanhã (quarta)", alerta.
A sangria do Orós, ainda em abril, será uma previsão acertada da Cogerh. No último dia 20 o órgão havia indicado a expectativa de que o volume máximo fosse atingido ainda este mês.
O açude barra a água do rio Jaguaribe. Toda a água armazenada pode ser usada para abastecimento humano e plantio irrigado, entre outras funções.
Cheia no Orós
Nas últimas semanas as chuvas se intensificaram na região e o açude Orós eleva diariamente o seu volume. No último domingo (24) o percentual de armazenamento era de 95% e, na segunda-feira (25), já estava em 98%, conforme estatísticas da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado (Cogerh). Na manhã desta terça, em medição às 7 horas, é de 99,24% o percentual.
Diário do Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário