segunda-feira, 11 de abril de 2011

Choró: Artesão surpreende em fazer réplicas de carros em madeira

artesao_choroA
As peças são vendidas em sua maioria para caminhoneiros!
O artesão Jessé Perreira Cruz, 33 anos, usando da criatividade e a persistência em Choró, no Sertão Central cearense, transforma pedaços de madeira em réplicas de carros de vários modelos, caminhões, carretas, ônibus, miniatura de móveis e outros carros chamam atenção pelos detalhes do trabalho.
“Há 19 anos eu trabalho com a produção desses carrinhos, talento que surgiu com meu pai, Francisco Lauro Alves da Cruz, 63 anos, foi repassada pra mim e meus irmãos que desistiram e eu continuei a produzir e fui me aperfeiçoando, e hoje procuro detalhar todos os carros, por exemplo, eu estou produzindo um caminhão, o preço dele é R$ 220,00 reais por conta do tamanho e dos detalhes e o dono dele quer que eu monte um som na carroceria e eu vou fazer isso, vai ficar bem diferente”. Na sua maioria são brinquedos para adultos que gostam de carros, compram para colecionar. Muitos são vendidos para caminhoneiros de todos os estados que compram para presentearem os filhos e colocam os nomes deles no lameirão como se fosse uma mensagem. As peças podem ser encomendadas pelo telefone (88) 8823-1007, falar diretamente com o artesão.
Jessé ainda fala da dificuldade enfrentada, “eu passei seis anos sem produzir meus carros de madeira, por que foi um período que tive que sair para trabalhar em outras cidades por conta da falta de apoio, tive que parar mais sentia muita saudade de voltar a desenvolver as miniaturas. Gostaria de um apoio para fazer um empréstimo comprar mais material e ensinar a mais pessoas o meu trabalho como artesão, se eu tivesse condições iriam surgir mais pessoas que aprenderiam essa arte, por que um caminhão, por exemplo, leva de 12 a 15 dias para ficar totalmente pronto, por conta que só sou eu, e também tenho que trabalhar aqui na serraria ajudando meu pai, desenvolvendo outros trabalhos”.
As peças de Jessé são detalhadas, cheias de acessórios e são vendidas por preços que depende do modelo e tamanho. Depois de 19 anos como artesão, Jessé, transformou-se numa espécie de especialista em modelos de carros em madeira. Seus caminhões são cópias perfeitas e agora são vendidos na própria serraria e expostos nas margens da rodovia CE-456, que liga Choró a Quixadá, faça logo o seu pedido.

Fonte: Jonatas Oliveira de Choró e Revista Central

Nenhum comentário:

Postar um comentário