terça-feira, 22 de março de 2011

Comissão do Senado aprova fim de coligações em eleições proporcionais


Os deputados e os vereadores são eleitos pelo sistema proporcional.
Dos 18 que votaram, só 1 senador votou pela manutenção das coligações.


A Comissão Especial de Reforma Política do Senado aprovou na noite desta terça-feira (22) o fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais. De acordo com informações da Agência Senado, dos 18 senadores que se manifestaram, apenas um foi a favor da manutenção das coligações.
São eleitos pelo sistema proporcional os vereadores e os deputados estaduais, distritais e federais. Pela modalidade, o número de votos de todos os candidatos da coligação é somado e, a partir daí, é feita a divisão de cadeiras para a coligação.
Apesar dessa aprovação, a Comissão ainda não se decidiu sobre como será a eleição para os cargos atualmente decididos pelo sistema proporcional.
Na próxima terça (29), os senadores devem se decidir pelo sistema para a eleição dos vereadores e deputados, que deve incluir debate sobre o voto em lista fechada (quando o partido define os candidatos) e o voto distrital (quando o país é divido em distritos).
Sarney
presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), defendeu nesta terça a medida aprovada pela comissão na semana passada que prevê o fim da reeleição para cargos do Executivo e ainda amplia de quatro para cinco anos o mandato do presidente da República, de governadores e prefeitos.
“Quando foi votada a emenda da reeleição, eu tive a oportunidade de votar contra, mas votei a favor de uma emenda dizendo que a reeleição não seria feita e o mandato seria maior, de cinco ou seis anos, uma vez que quatro anos realmente é um mandato muito pequeno”, afirmou Sarney nesta terça.
fonte: G1

Comentário: Pelo que podemos analizar os Senadores estão bastante empolgados com a reforma política, isso é muito importante sim para o País. Fico muito feliz em saber que estão se preocupando em mudar essa coisa tão banalizada que está aí. 
Mais o ruim que podemos observar é que Senadores e Deputados só estão preocupados mesmo com o Executivo. Por que que não fazem uma mudança geral começando pelo legislativo que é uma vergonha em nosso país? devemos ficar de olho no que esses moços estão aprontando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário