domingo, 28 de agosto de 2011

PSD Regulariza sua situação no Estado do Ceará



A certidão do TRE, dando conta de que o partido cumpriu as formalidades legais no Ceará, já está no TSE

De posse da certidão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), certificando as 9.559 assinaturas de eleitores anexadas ao processo de pedido de registro do PSD no Ceará, a direção estadual da agremiação comemorava, na última sexta-feira, a conclusão dessa etapa, otimista, também, com as informações da direção nacional, dando conta da possibilidade de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrar a nova sigla, no decorrer do mês de setembro.

Reunindo cinco deputados estaduais e três suplentes, 40 prefeitos e algumas centenas de lideranças políticas municipais espalhadas no Interior cearense, a partir dos 68 municípios onde estão formadas as comissões provisórias municipais, a direção do PSD, no Estado, diz que tem quadros para participar da disputa de 2012, em algumas dezenas de municípios, formando na aliança de agremiações que apoiam o Governo estadual, de onde ele realmente está brotando.

O PSDB é o partido que mais perde com a criação do PSD no Ceará. Ele perde os deputados estaduais Rogério Aguiar, Osmar Baquit, Moésio Loiola e Gony Arruda. O deputado Téo Menezes, compromissado em ser um dos integrantes da fundação, afastou-se do movimento em razão do envolvimento do seu nome com denúncias de desvio de recursos estaduais com convênios feitos entre a secretaria das Cidades e associações comunitárias.

O deputado Leonardo Pinheiro, eleito pelo PR e os suplentes do PSDB, Nenem Coêlho, Cirilo Pimenta e Professor Teodoro completam a lista na esfera estadual. Dos 40 prefeitos, muitos estão saindo também do PSDB. Diferentemente dos deputados que ainda não integram a estrutura diretiva da sigla, os prefeitos foram incluídos nas comissões provisórias.

Fortaleza
O maior colégio eleitoral do Estado ainda não tem um núcleo do PSD. Terá. Não com a perspectiva de disputar a sucessão da prefeita Luizianne Lins (PT), mas para dar suporte ao candidato ungido pelo Governo do Estado. As lideranças nacionais do grêmio estão certas de contar, inclusive, com tempo de rádio e televisão, benefício concedido, proporcionalmente, a todos os partidos com representação na Câmara Federal.

Entendendo, como a Justiça Eleitoral entende, que o mandato é do partido, e ressurgindo no cenário partidário nacional com um total de 44 deputados federais, mesmo eleitos por outras siglas, mas beneficiados com o direito de mudar de agremiação sem perderem o mandato, a direção do PSD reclamará uma nova divisão do tempo destinado à propaganda eleitoral e partidária a que todos têm direito, facilitando, desse modo, o interesse dos correligionários das capitais, onde sempre as campanhas são mais destacadas. Nessa empreitada, os pessedistas vão encontrar um número bem maior de adversários.

O universo político cearense ganha muito pouco ou quase nada com o renascer do PSD. Não há quadro novo a destacar nas suas hostes, e por isso, lamentavelmente, sem oferecer perspectiva de oxigenação do ambiente, realmente carente de ideias, hábitos e comportamento diferentes.

O mundo político do Estado, como de resto o nacional, reclamam entes novos, mais bem qualificados e com vocação e espírito público de servir. Na última década, surgiram alguns, dentre os quais os que estão à frente dos poderes do Estado, mas isso é pouco para o tamanho da nossa população e quantidade de agremiações partidárias legalmente existentes.

O PSD no Ceará, enfim, está praticamente abrigando os insatisfeitos com o PSDB, unicamente pelo fato de ele não mais ser Governo e a sede governista da maioria dos nossos políticos daqui, dali e acolá extrapolar a ética, a consideração e o respeito aos eleitores.

EDISON SILVA
EDITOR DE POLÍTICA

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

UNE CONVOCA MARCHA DOS ESTUDANTES PARA DIA 31 DE AGOSTO.

 

Fechando o Agosto Verde e Amarelo, UNE convoca estudantes para marcha pela defesa dos10% do PIB e 50% do fundo social do Pré-sal para educação
O mês de agosto será encerrado com um importante dia para o movimento estudantil: uma grande marcha, dia 31, em Brasília, reunindo estudantes de todo o país pela campanha #educacao10, para garantir 10% do PIB e 50% do fundo social do Pré-sal para a educação.
Milhares de jovens brasileiros estão se mobilizando e organizando caravanas rumo a capital do país para participar da grande marcha. Para o presidente da UNE, Daniel Iliescu, o Brasil vive momento único de oportunidades em diversas áreas e precisa se convencer de que é “necessário e urgente priorizar a educação em todas as suas etapas”.
“Vamos às ruas nessa jornada para tornar público o debate deste Plano Nacional de Educação que é tão decisivo. Precisamos envolver a sociedade para discutir a educação que queremos para os próximos dez anos”, explicou Daniel.

Durante o mês de agosto, a UNE, UBES e a ANPG viveram um período de fortes mobilizações, chamado de Agosto Verde e Amarelo para levantar as bandeiras de luta da UNE, 10% do PIB e 50% do fundo social do Pré-sal para educação.
As mobilizações começaram no dia 4 de agosto, quando a entidade participou de uma histórica passeata em São Paulo, junto a 80 mil trabalhadores das centrais sindicais pela redução da jornada de trabalhos para 40h. Durante a manifestação, Iliescu chamou os estudantes para as causas dos trabalhadores e ressaltou a importância de levantar e lutar pelas bandeiras do movimento estudantil.
Outro momento marcante do Agosto Verde e Amarelo foi a posse da nova diretoria da UNE, dia 10 de agosto, na Câmara dos Deputados, em Brasília, quando também foi comemorado o 74º aniversário da entidade (que acontece dia 11 de agosto). A solenidade reuniu a nova diretoria executiva da gestão e mais de 30 deputados, ministros, senadores e representantes de movimentos sociais como o MST, CUT, CTB e ANPG e o presidente do Conselho Nacional da Educação, Antônio Carlos Caruso Ronca. Na mesma ocasião, a UNE declarou apoio à greve da FASUBRA, por melhores salários para os professores.
A mobilização do movimento estudantil chegou ao Uruguai. Durante os dias 10 a 15 de agosto, a entidade levou ao país uma delegação de mais de 700 estudantes de todo o Brasil para participar do 16º CLAE, o maior fórum de discussão do movimento estudantil da América Latina.
O presidente da UNE, Daniel Iliescu, apresentou no congresso as bandeiras de luta da entidade e propôs uma Jornada Continental de Lutas em março de 2012, organizada pela OCLAE “A integração da América Latina é também a integração das nossas lutas.
No dia 16, a Marcha das Margaridas, em Brasília, contou, também, com a participação e o apoio da UNE. Trabalhadoras vindas de todos os cantos do país tiveram uma agenda intensa de atividades na capital do país.

Sem um financiamento robusto, o desafio de qualificar a educação e democratizar o acesso fica cada vez mais distante. È assim que a UNE, em conjunto com outras entidades que compõem o movimento estudantil (A UBES e a ANPG), lançou em outubro de 2009 a campanha pelos 50% do fundo social do Pré-sal para educação.
Essa é a luta por um novo marco regulatório do petróleo brasileiro, que inclui a criação deste fundo social, e relaciona-se diretamente com a soberania e o desenvolvimento do país. A proposta de 50% foi aprovada pelo Congresso Nacional, mas vetada pelo poder executivo no final de 2010.
Nesse mês, dia 4 de agosto, aconteceu uma nova e importante vitória: o projeto de lei apresentado pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), venceu sua primeira etapa na tramitação no congresso ao ser na comissão de infra-estruturar do senado.

Somada à luta pelos recursos do Pré-sal, está a defesa da destinação de 10% do PIB para educação. Esta é uma das emendas que a UNE fez ao Plano Nacional de Educação, atualmente em tramitação no Congresso Nacional. O PNE traça as metas para a educação brasileira nos próximos 10 anos e, por isso, seu conteúdo terá impacto sobre toda uma geração de estudantes.
É no quesito financiamento que mora o principal problema do plano, que prevê ampliar gradualmente os recursos até atingir 7% em 2020. A UNE, em conjunto com outros setores do movimento educacional, luta para elevar o investimento em educação para 7% do PIB ainda em 2011, até, em 2014, atingir os 10%. “Somente com mais investimentos em educação é que vamos viver o novo Brasil que queremos, sem miséria e livre do analfabestismo”, explicou Iliescu.
É assim que a UNE lidera a bandeira “Educação 10”, para que se crie as condições para o investimento na educação em todos os níveis e permitir que esta área tão estratégica par ao desenvolvimento do país finalmente possa sanar a dívida histórica que possui com o povo brasileiro.

INFORMAÇÕES SOBRE CONEG DA UBES



Brasília será palco do 13° Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG) da UBES. O encontro acontecerá entre o dia 31 de agosto e 3 de setembro e reunirá mais de 1000 estudantes de todo o Brasil.
Você já está convidado a fazer parte desse grande movimento que mais uma vez vai às ruas de Brasilia em passeata junto com a CMS (Coordenação dos Movimentos Sociais), a UNE (União Nacional dos Estudantes), a ANPG (Associação Nacional dos Pós-Graduandos) e mais de mil estudantes dos ensinos fundamental, médio, técnico, profissionalizante e pré-vestibular
Todos na lutando por 10% do PIB para Educação, 50% do fundo social do pré-sal para Educação, redução da jornada de trabalho sem redução de salário. Estudantes e trabalhadores unidos para a transformação do nosso país.
“E ainda tem gente que diz que isso é coisa de criança”
Há também quem diga que mais difícil do que construir uma casa é ter que reformá-la, a UBES não nega e lança sua campanha: 30 Anos de Reconstrução da UBES.
O tempo tem grande representatividade, são três décadas que demonstram a força da entidade que enfrentou a Ditadura Militar e teve garra de se reerguer, por acreditar em um Brasil com uma educação de qualidade e mais soberano.
Por orgulho, exemplo e em nome de milhares de estudantes que ajudaram a construir essa história e aos que agora vem chegando, a noite após a passeata, acontecerá um ato de  comemoração e de lançamento desse novo momento que a UBES inicia, de portas abertas à quem quiser fazer parte dessa história.
No dia 1º de setembro acontecerá o 1° Encontro Nacional das Mulheres da UBES, que travará discussões sobre a importância da mulher na politica, os tabus sociais, a diferença do salário entre o homem e a mulher, as creches não apenas nas universidades mas também nas escolas, gravidez na adolescência, o aborto e o preconceito. Mas não pensem que para por aí, os homens também terão a vez, integrando um debate aberto onde todos terão a oportunidade de por suas opiniões e formular propostas.
Já nos dias 2 e 3 terá mesas de debate, discussões e trocas de experiências sobre temas variados que vão desde a importância de mais investimentos na educação até ao debate sobre o movimento estudantil e sua organização.
O evento propicia o encontro de diferentes idéias, conhecimentos e expectativas para a realização do nosso 39º Congresso da UBES, além da discussão do novo Plano Nacional de Educação que estará em votação no Congresso Nacional.
O horário com a agenda completa apresentaremos logo mais, e você já está mais que convidado!
EDUCAÇÃO TEM QUE SER 10!
13º CONEG da UBES

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Com número 55, PSD pedirá hoje registro ao TSE

Com o número 55, o pedido de registro para o Partido Social Democrático (PSD) será protocolado nesta segunda-feira (22) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelos aliados do prefeito Gilberto Kassab, presidente da sigla. O secretário-geral da comissão provisória do PSD, Saulo Queiroz, afirmou neste domingo (21) que o partido conseguiu 539 mil assinaturas, 47 mil a mais que o mínimo de 492 mil exigido para a obtenção do registro.A nova legenda diz ter certificado as assinaturas em 22 Estados. No Maranhão, Pará, Amapá, Sergipe e Rio Grande do Sul, os aliados de Kassab não conseguiram assinaturas suficientes. “Não deu tempo de mobilizar as pessoas nesses Estados. Talvez em Sergipe ainda dê tempo até quarta-feira”, disse Queiroz. “Juridicamente não existe mais problema algum. O atraso no registro ocorreu pela demora da análise das assinaturas nos cartórios País afora, não foi por causa de ações nos tribunais.”O TSE tem 15 dias para aceitar ou não o registro, e outras siglas, como o DEM, podem contestar o pedido em até três dias. Kassab espera que as filiações comecem na semana de 7 de setembro. Ao todo, o partido deve ter 44 deputados (seis de São Paulo), dois senadores, dois governadores e seis vice-governadores.


FONTE:PORTAL VERDES MARES

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Dilma oficializa criação da Universidade Federal da Região do Cariri

A presidente assinou também a expansão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.


A presidente Dilma Rousseff oficializou nesta terça-feira (16), em evento do Ministério da Educação, em Brasília, a criação de mais quatro universidades federais, incluindo a Universidade Federal da Região do Cariri (UFRC). Acompanhada do ministro da Educação, Fernando Haddad, Dilma assinou também a expansão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, com a instalação de 120 campi.
"Se o Brasil tivesse apoiado a educação de forma sistemática teríamos dado muitos anos antes os passos necessários para que o nosso país fizesse uso pleno de seus potenciais econômicos e para que a nossa população tivesse um padrão de vida mais elevado", afirmou Dilma, durante o anúncio, em Brasília.
O ministro Fernando Haddad ressaltou a positiva economia da Região do Cariri, que será reforçada com a instalação de mais instituições de ensino. "Com a força econômica que transborda o Ceará, chegando a Pernambuco e Paraíba", diz, sobre a criação da Universidade Federal da Região do Cariri (UFRC).
Mais em Ceara Agora

CÂMARA DE VEREADORES DE MADALENA DEVERÁ AUMENTAR PARA 11 VEREADORES.


Atualmente são 09 vereadores com assento na Câmara Municipal de Madalena, porém esse número deverá subir para 11 parlamentares.
O presidente daquela casa legislativa, Vereador Josivaldo Saraiva (PSDB), em entrevista há alguns dias no Programa Cidadania em Debate na Rádio Sertão FM de Madalena, disse que levará a discussão ao plenário da câmara, porém irá trabalhar para que o número possa aumentar.
Salientou que não irá agir com egoísmo com os demais que querem entrar e nesses dias deverá está dando entrada no legislativo madalenense o projeto que ampliará de 09 para 11 o número de vagas. "Vamos trabalhar para somar e não diminuir, mais cabeças pensando em conjunto sem dúvida melhora o desenvolvimento do município", afirmou Saraiva.
O município de Quixadá no Sertão Central também já está dando inicio o projeto para que possa realizar o aumento, porém na terra dos monólitos de 10 vereadores passará para 17 cadeiras.

UNIÃO BRASILEIRA DOS ESTUDANTES DIVULGA CARTAZ DO 13º CONEG




EM BREVE, PROGRAMAÇÃO COMPLETA!

MADALENA COMEMOROU SEUS 25 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA COM MUITA FESTA


Nova Bandeira Municipal
 O nosso Querido município de Madalena completou no ultimo dia 12 de agosto 25 anos de Emancipação Política. A secretaria da Cultura, Esporte, Turismo e Juventude junto a Prefeitura Municipal Prepararam uma grande programação:

Quarta dia 10: Noite Cultural
Quinta dia 11: Escolha da Rainha do Município, Show na praça Manoel Salviano de Pinho com a Banda  Boca a boca, Xamegão do forró, e Banda Lunai e Grande queima de fogos às 00h do dia 12 para comemorar o grande dia da emancipação de Madalena.
Sexta dia 12: Missa em ação de Graças aos 25 anos de Emancipação na Igreja de São Pedro.
Sábado dia 13: Encerramento da Copa de Futsal na Escola Alfredo Machado.
Domingo dia 14: Encerramento da Semana do Município com o 1º Fest Cross.

Acompanhe Agora fotos de Todos os Eventos:
Prefeito Municipal Junto com Secretária da Cultura e toda Equipe da Pasta.
Noite cultural, Turma do distrito de Cacimba Nova.



Prefeito Municipal e Secretária da Cultura Apresenta nova Bandeira municipal.

Fest Cross
Diretora de Cultura fazendo entrega de Premio em Noite Cultural.

Gardênia Castro, Nova Rainha do Município 2011

População Prestigia Evento na Praça Manoel Salviano de Pinho

Secretária da Cultura Etinha, entregando Premiação

Prefeito Wilson e Secretária Etinha Abrindo Festa do dia 11

Fest Cross

Noite Cultural

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

DIA 11 DE AGOSTO - DIA DO ESTUDANTE



Quero usar este espaço para saudar a todos os estudantes Brasileiros de forma bem especial aos madalenenses por esse dia muito especial que se é comemorado o Dia do Estudante.

Entenda o Porque que é comemorado o dia do estudante nessa data de 11 de agosto.

Porque no dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro instituiu no Brasil os primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país. Ele fez isso para quem quisesse estudar não precisasse mais ir para Portugal ou Coimbra atrás de conhecimento.
Cem anos depois, Celso Gand Lev propôs uma homenagem a todos estudantes do país. Desde 1927 comemora-se essa data.
Desejo a todos os Estudantes de nosso município que continuem nessa jornada, a educação é futuro de nosso país, onde podemos como ela ter um futuro bem melhor.
FELIZ DIA DO ESTUDANTE!

JOÃO FILHO

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

CNI/Ibope aponta queda na popularidade da presidente Dilma Roussef


Levantamento foi realizado após crise no Ministério dos Transportes


Pesquisa CNI/IBOPE divulgada nesta quarta-feira (10) aponta queda na popularidade do governo da presidente Dilma Roussef. De acordo com levantamento realizado entre os dias 28 e 31 de julho, foi registrada queda de 56% em março para 48% no fim do mês passado.
Os dados contemplam a crise no Ministério dos Transportes, que derrubou o ex-titular da pasta, Alfredo Nascimento, e mais de 20 servidores da pasta.
A pesquisa ouviu 2.002 pessoas nas cinco regiões do país. A sondagem, que tem dois pontos percentuais de margem de erro, mostrou aumento do número de entrevistados que consideram o governo regular: 36% em julho ante 27% em março. Os que avaliam como ruim ou péssimo passou de de 5% para 12%.
*Com informações da Agência Folha.