quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Parte da bancada será governista

Raimundo Gomes de Matos (PSDB).



Embora a direção do partido fale em oposição, parte dos deputados está com o Governo e vai enfrentar consequências.

A Executiva do PSDB deverá se reunir na última segunda-feira deste mês para tratar de assuntos pertinentes ao partido, dentre eles, a ida do deputado Gony Arruda (PSDB) para a Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte). Desde o dia 3 de janeiro, o tucano assumiu oficialmente a pasta. A maioria da bancada, na Assembleia, quer permanecer no Governo.

O presidente da Executiva da legenda, deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB), disse que cabe à Comissão de Ética se pronunciar sobre o assunto. Segundo ele, nenhum filiado do partido se manifestou ou questionou a atitude de Gony Arruda em aceitar o convite do governador Cid Gomes, para participar do primeiro escalão do Governo.

Contudo, como é um fato público e notório, a Executiva irá tratar disso em sua reunião e deverá encaminhar um processo administrativo para a Comissão de Ética do partido, informa o presidente tucano.

Gomes de Matos afirma que Gony Arruda descumpriu o regimento do partido já que não pediu autorização da Executiva para assumir um cargo em um Governo do qual o PSDB anunciou que faria oposição.

Confiança
O artigo 15 do Estatuto do PSDB que trata dos deveres dos tucanos diz que "os filiados quando convidados a assumir cargo ou função de confiança em um governo não apoiado pelo partido ou de cuja coligação não participe, deverão solicitar prévia autorização à Comissão Executiva do respectivo nível, não podendo assumi-lo se esta não autorizar", enfatiza.

O presidente estadual da legenda alega que se o PSDB quiser preservar a tendência de fortalecimento do partido, deve cumprir o que o Estatuto preconiza, afirmando que não pode antecipar o posicionamento que tomará a Comissão de Ética, se Gony Arruda receberá apenas uma advertência ou se será afastado dos quadros do PSDB.

Ele lembra que as reclamações surgidas na época da eleição de 2010, de possível falta de apoio aos candidatos tucanos, não deram subsídios suficientes para advertências ou expulsões, embora, naquela oportunidade foram muitos os discursos de defesa de punições.

Questionado se Gony Arruda teria pedido afastamento do partido, Gomes de Matos respondeu que até o momento o colega tucano não realizou nenhum procedimento oficialmente.

Sobre a decisão tomada de ser oposição na Assembleia Legislativa, o presidente dos tucanos no Ceará pontua que não é característica do PSDB fazer oposição por oposição, alegando que muitos projetos da administração de Cid Gomes, como o Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares), Projeto São José, são ideias já defendidas pelo partido, deixando claro que os tucanos se posicionarão contrários nos assuntos que não concordarem.

Além de Gony Arruda, outros deputados do PSDB não estão dispostos a fazer oposição. Apenas dois ou três tucanos estão na linha de oposição anunciada pela direção do partido desde as eleições passadas.

Fonte: Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário