sábado, 31 de dezembro de 2011

MENSAGEM DE FINAL DE ANO AOS NOSSOS LEITORES.




O nosso caminho é feito 
Pelos nossos próprios passos... 
Mas a beleza da caminhada... 
Depende dos que vão conosco! 

Assim, neste NOVO ANO que se inicia 
Possamos caminhar mais e mais juntos... 
Em busca de um mundo melhor, cheio de PAZ, 
SAÚDE, COMPREENSÃO e MUITO AMOR. 

O ano se finda e tão logo o outro se inicia... 
E neste ciclo do "ir" e "vir" 
O tempo passa... E como passa! 
Os anos se esvaem... 
E nem sempre estamos atentos ao que 
Realmente importa. 

Deixe a vida fluir 
E perceba entre tantas exigências do cotidiano... 
O que é indispensável para você! 
Ponha de lado o passado e até mesmo o presente! 

E crie uma nova vida... Um novo dia... 
Um novo ano que ora se inicia! 
Crie um novo quadro para você! 
Crie, parte por parte... Em sua mente... 
Até que tenha um quadro perfeito para o futuro... 

Que está logo além do presente. 
E assim dê início a uma nova jornada! 
Que o levará a uma nova vida, a um novo lar... 
E aos novos progressos na vida! 
Você logo verá esta realidade, e assim encontrará 
A maior Felicidade... E Recompensa... 

Que o ANO NOVO renova nossas esperanças, 
E que a estrela crística resplandeça em nossas vidas 
E o fulgor dos nossos corações unidos intensifique 
A manifestação de um ANO NOVO repleto de vitórias! 
E que o resplendor dessa chama 

Seja como a tocha que ilumina nossos caminhos 
Para a construção de um futuro, repleto de alegrias! 
E assim tenhamos um mundo melhor! 
A todos vocês companheiros (as) que temos o mesmo ideal, 
Amigos (as) que já fazem parte da minha vida, 
Desejo que as experiências próximas de um ANO NOVO 
Lhes sejam construtivas, saudáveis e harmoniosas. 
Muita Paz em seu contínuo despertar! 
"UM FELIZ 2012"

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

E-mail do Vereador Valdemiro Junior.


VEJA NA ÍNTEGRA O E-MAIL QUE NOS FOI ENVIADO PELO VEREADOR VALDEMIRO JÚNIOR. COM O TÍTULO 
 O sonho que pode virar pesadelo. 

Bom dia Amigo João Filho!

É do conhecimento de todos a alegria que nos move por termos hoje água de qualidade em Madalena com a construção da Barragem Umari, mais podemos dizer que esse grande sonho realizado a nossa população está correndo um sério risco de se tornar um PESADELO, com possíveis colocações de gaiolas para criatório de peixe naquele tão sonhado açude que até então poderíamos dizer que era a redenção do nosso povo, pois temos a certeza que a chegada de água em abundancia proporcionaria a atração de novos meios para gerar fonte de renda a nossa população carente, como por exemplo a exploração de hortas, irrigações e outras como instalações de industria em nosso Município, etc.

Mais nunca passou pela cabeça de qualquer Madalenense que junto a esse tão sonhado beneficio pudesse atrair o interesse daqueles que não pensam por nenhum momento no nosso povo e não tem nenhum compromisso com a nossa qualidade de vida, em tentar se aproveitarem para instalarem gaiolas para criatórios de peixe que pra nós não será nada mais e nada menos do que o maior desastre já visto por esse povo que tanto sonhou com uma água de qualidade.

Por isso nós Madalenenses temos que lutar fortemente contra esse mau, e junto a isso lutar sim por algo que venha a nos beneficiar e não o que venha a beneficiar quem está la fora e que vê em Madalena apenas um meio de se ganhar dinheiro, precisamos pensar primeiro em nós que vivemos e sonhamos sempre com o melhor para o nosso povo.

Atenciosamente;

Valdemiro Júnior

Vereador


COMENTÁRIO

Ficamos muito triste ao receber essa noticia, um sonho de todos os madalenenses não pode se tornar nesse grande pesadelo de forma alguma.
é uma fraqueza muito grande nossa deixar que isso aconteça.
Há algum tempo atrás havia-nos escutado essa história, mais na época não acreditamos que pudesse se tornar realidade e ameaçar dessa forma a população.
Podem contar conosco para o que der e vier, temos a certeza que as pessoas de bem de Madalena não irá deixar que isso aconteça.

Atenciosamente.

João Filho

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Prefeito e vice são afastados dos cargos em Santana do Cariri

Há quatro meses vereadores do município abriram Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar denúncias de improbidade administrativa contra a prefeitura.


Por seis votos a dois, o prefeito de Santana do Cariri, Jesus Garcia (PSDB), e o vice-prefeito, Geraldo Eriberto Garcia (PSDB), foram afastados dos cargos na manhã desta quinta-feira, 15, em sessão na Câmara Municipal. 

Há quatro meses vereadores do município abriram Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar denúncias de improbidade administrativa contra a gestão da cidade.

O relatório produzido pela CPI já foi encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal de Contas do Município (TCM), Ministério Público do Estado (MP) e ao juiz da cidade. 

De acordo com a assessoria da Câmara, a comissão processante tem até 120 dias para apresentar o relatório final da investigação. Durante esse período, a presidente da Câmara Municipal, Ana de Abreu Machado, deve assumir interinamente o cargo

domingo, 11 de dezembro de 2011

EX-PREFEITA ETINHA LIDERA DISPUTA PELA PREFEITURA DE MADALENA



Primeira pesquisa realizada pelo Blog do Papagaio para a eleição municipal de 2012 aponta que a Ex-Prefeita Etinha (PSD) saiu na frente na disputa pela Prefeitura de Madalena. Ela lidera a corrida, com vantagem média de 12 pontos percentuais em relação aos adversários.
Etinha já foi vereadora em Quixeramobim na época representando o antigo Distrito de Madalena. E logo após a emancipação do Município, foi novamente eleita a vereadora mais votada e a 1ª Presidenta da Câmara Municipal. Após terminar o mandato de vereadora foi eleita Prefeita Municipal no qual ocupou o cargo por 02 mandatos, entre 1993 a 1996 e 2001 a 2004. Atualmente é Secretária de Cultura, Turismo, Esporte E Juventude do Município. Apresenta semanalmente o Programa Cidadania em debate na rádio local todos os sábados. E seu filho José Alzir (PSD) é vice prefeito do município.


terça-feira, 8 de novembro de 2011

Taty Girl retorna a Banda Solteirões do Forró


Volta da cantora foi comunicada na última quarta-feira (2) no programa ForróBodó, da TV Diário
A cantora Taty Girl vai reestreiar ao lado de Zé Cantor no dia 1º de dezembro no Solteirões do Forró.  A banda promete muitas novidades e o show de estreia vai marcar a gravação de um novo DVD.
A volta da cantora foi comunicada na última quarta-feira (2) no programa ForróBodó, da TV Diário. Por esse motivo, a até então vocalista do Solteirões, Monique Pessoa anunciou sua saída em seu perfil no Twitter.
Em 2009, Taty deixou o Solteirões do Forró, pois estava insatisfeita com a falta de investimento por parte da A3 Entretenimento. Os rumores da volta da cantora começaram a surgir em junho deste ano.
Taty Girl era vocalista da banda Forró Adoro.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Cid Gomes confirma data para conhecer empresa que construirá o Hospital Regional


Cid Gomes confirma data para conhecer empresa que construirá o Hospital Regional
Nesta quinta-feira, dia 03, durante a solenidade de inauguração do Radar Meteorológico de Quixeramobim o Governador Cid Gomes anunciou que no dia 16 de dezembro o Governo do Estado vai receber as propostas das empresas para contratação da empreiteira que será responsável pelas obras do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC).
Segundo o governador ao lado do Hospital Regional do Cariri (HRC) e do Hospital Regional Norte (HRN) o Hospital do Sertão Central descentralizará o acesso à saúde no Estado e levará atendimento de qualidade para o Interior do Estado, além de desafogar os hospitais da Capital.
O Governador, numa atitude inédita, colocou a localização do empreendimento para ser disputada pelos políticos da região, na ocasião o município de Quixeramobim conseguiu angariar mais votos e sediará o complexo de saúde.
O Hospital Regional do Sertão Central terá entre 200 e 250 leitos e beneficiará os municípios de Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena, Paramoti, Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra branca, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Prefeito do Choró buscará reeleição e diz ser vítima de preconceito da oposição rica


Prefeito_Choro_censura_livreO programa recebeu diversas ligações quando o prefeito soltava o verbo.

O Prefeito Municipal de Choró, José Rodrigues Mendes, popularmente conhecido como Dê, com origem pobre e por ser um antigo pescador, disse durante uma sabatina no programaCensura Livre que tem sofrido ataques que deixam sua família preocupada, mas que a oposição não vai conseguir tirar a sua vontade de continuar trabalhando para a população de seu município.
Durante o programa na Rádio Monólitos AM, o prefeito reconheceu que ao assumir a gestão teve muitas dificuldades, mas que hoje todas as barreiras foram quebradas, “no inicio confesso que foi complicado, mas hoje estou preparado inclusive para a reeleição”, destacou.
Segundo o político, a ex-gestora deixou muitas dívidas, "tive que parcelas todas, atrapalhando a minha gestão".
Ele não mediu palavras e atacou uma rádio local, destacando que a emissora não cedia espaço para se defender de acusações que são vinculadas, em resposta o radialista Marcolino Borges, participou ao vivo do programa e garantiu que o prefeito teria espaço, ressaltando que nunca foi negado espaço aos gestores, porém, não permite que a rádio sirva de palanque político.
O programa Censura Livre é líder em audiência em seu horário e tem abrangência regional pelas ondas sonoras da Rádio Monólitos AM 970 e tem como sabatinadores Jackson Perigoso, Karpegeanne Viera, Chico Javali, Francisco Ferreira, o Pio e o radialista e jornalista Wanderley Barbosa. Todo sábado das 11h até às 13h.
 Revista Central.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

PSD oficializa as filiações

Novo partido reúne os deputados estaduais para oficializar a sua bancada na Assembleia, a partir de ontem
Oficialmente, a partir de ontem, o Partido Social Democrático (PSD) com a oficialização das filiações de cinco deputados estaduais e três suplentes, começa no Estado da Ceará, empatado com o PT em número de titulares na Assembleia Legislativa e atrás apenas do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que elegeu 11 deputados estaduais.

Na manhã de ontem, os parlamentares que ingressaram na nova sigla compareceram ao gabinete do deputado Professor Teodoro, até então filiado ao PSDB, onde, na presença do presidente da comissão provisória Estadual do Partido, Almircy Pinto, preencheram suas fichas de filiação à nova sigla.

O PSD, que terá como líder na Assembleia Moésio Loiola, ex-líder do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) na Casa, confirmou as filiações dos deputados Gony Arruda, Moésio Loiola, Leonardo Pinheiro, Osmar Baquit e Rogério Aguiar, além dos suplentes Cirilo Pimenta, Nenen Coelho e Professor Teodoro. Com exceção de Leonardo Pinheiro, que abandona o Partido da República (PR), todos os parlamentares saem do PSDB, até então a segunda maior bancada no Legislativo estadual.

Balanço
Com a criação do PSD, permanecem na bancada tucana apenas os deputados João Jaime e Fernando Hugo. O partido está fazendo restrição à permanência do deputado Téo Menezes. A bancada agora ocupa a sexta posição na Assembleia Legislativa. Além dos deputados estaduais, o tucanos também perderam dezenas de prefeitos que elegeu no pleito de 2008 e maior número ainda de vereadores e outras lideranças.

Hoje, a direção estadual ainda não tem um quadro real do número de filiados ao partido, principalmente em relação aos que pretendem disputar as eleições municipais do próximo ano, mas o entendimento é de que a nova agremiação, aliada do Governo estadual, fará um número expressivo de prefeitos e vereadores, perdendo apenas para a agremiação oficial do governador Cid Gomes, o PSB.

Candidatos
Segundo Almircy Pinto, a expectativa é de que, até o dia 7 de outubro, quando se encerra o prazo para que pretensos candidatos às eleições 2012 troquem de partido, ainda se filiem ao PSD cerca de 45 prefeitos e o deputado federal Manoel Salviano, ex-PSDB que na última segunda-feira conversou pessoalmente com o governador.

De acordo com Almircy Pinto, o partido também já se articula para disputar prefeituras de grandes centros eleitorais do Estado. "Nós já começamos como um partido forte, não só no Ceará como em nível nacional. Nos 130 municípios onde possui comissões eleitorais formadas, o PSD deverá ter candidato próprio ou fazer coligações em todos, incluindo grandes cidades como Juazeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Quixeramobim e Baturité", declara.

Em clima de despedida, deputados que agora migram para o novo partido utilizaram a tribuna da Assembleia para falar da mudança. "Agradeço a todos os companheiros com quem convivemos nesses anos de PSDB, em especial ao ex-senador e ex-governador Tasso Jereissati. Um dos maiores nomes de todos os tempos da política cearense, ele certamente será reconhecido pelo povo em sua história", declarou Professor Teodoro, ex-vice líder do PSDB na Casa.

Apesar da indicação do presidente nacional do partido, o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, de que a legenda terá uma posição independente no cenário político brasileiro, Almircy Pinto garante que o PSD cearense fará parte da base de apoio do governador Cid Gomes.

Reação
"Essa é uma ação que só mostra que, mais do que nunca, precisamos de uma reforma política urgente, pois esse ir e vir de políticos indignifica a moral dos partidos com a sociedade", declara Fernando Hugo, que garante que o PSDB continuará "com vida" na Assembleia.

O presidente estadual do PSDB, Marcos Cals, diz que lamenta a perda dos parlamentares para a nova sigla, mas afirma não existir ressentimentos entre a executiva tucana e os deputados que deixam a agremiação. "O PSDB é um partido de oposição ao Governo Cid Gomes, então é natural que todos aqueles que integrem a base busquem outra sigla para ingressarem", avalia o tucano.

Sobre a possibilidade de o PSDB buscar na Justiça mandatos dos deputados que abandonam a sigla, Cals afirma que seguirá a orientação nacional do partido. "Só terei uma posição sobre os mandatos acompanhando a posição da executiva nacional". A legislação eleitoral permite a mudança.

ALIADOS
Nova sigla faz evento para garantir a sua formação
Mais um partido para compor a base governista está sendo estruturado no Ceará. Depois de ganhar o registro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Partido Pátria Livre (PPL) vai realizar, hoje, a partir das 11 horas, um ato de filiação coletiva na Assembleia Legislativa. Entre os 30 nomes da lista que será apresentada nesta quinta-feira, estão parlamentares e gestores com mandatos no Interior do Estado, dizem os interessados.

Embora o partido tenha nascido, oficialmente, nesta semana, dirigentes da nova sigla, a 29ª do País, já interagem há vários meses - inclusive dando apoio nas eleições do ano passado - com partidos da base aliada, principalmente com o PT e com o recém-criado PSD, sigla governista. "Temos esse diálogo com eles (partidos da base aliada), inclusive tratando de alianças no Interior", declarou o secretário de organização do PPL Ceará, Laurence Bisol.

Entre as lideranças partidárias que já estiveram com dirigentes do PPL está o presidente municipal do PT Fortaleza, Raimundo Ângelo; o articulador político da prefeita Luizianne Lins, Valdemir Catanho; e o presidente estadual do PSD, Almircy Pinto. "Com o governador Cid Gomes nós conversamos informalmente, mas a partir da próxima semana estaremos marcando conversas com vários partidos, como o PSB e o PMDB", adiantou Bisol.
Novo partido reúne os deputados estaduais para oficializar a sua bancada na Assembleia, a partir de ontem

Oficialmente, a partir de ontem, o Partido Social Democrático (PSD) com a oficialização das filiações de cinco deputados estaduais e três suplentes, começa no Estado da Ceará, empatado com o PT em número de titulares na Assembleia Legislativa e atrás apenas do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que elegeu 11 deputados estaduais.

Na manhã de ontem, os parlamentares que ingressaram na nova sigla compareceram ao gabinete do deputado Professor Teodoro, até então filiado ao PSDB, onde, na presença do presidente da comissão provisória Estadual do Partido, Almircy Pinto, preencheram suas fichas de filiação à nova sigla.

O PSD, que terá como líder na Assembleia Moésio Loiola, ex-líder do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) na Casa, confirmou as filiações dos deputados Gony Arruda, Moésio Loiola, Leonardo Pinheiro, Osmar Baquit e Rogério Aguiar, além dos suplentes Cirilo Pimenta, Nenen Coelho e Professor Teodoro. Com exceção de Leonardo Pinheiro, que abandona o Partido da República (PR), todos os parlamentares saem do PSDB, até então a segunda maior bancada no Legislativo estadual.

Balanço
Com a criação do PSD, permanecem na bancada tucana apenas os deputados João Jaime e Fernando Hugo. O partido está fazendo restrição à permanência do deputado Téo Menezes. A bancada agora ocupa a sexta posição na Assembleia Legislativa. Além dos deputados estaduais, o tucanos também perderam dezenas de prefeitos que elegeu no pleito de 2008 e maior número ainda de vereadores e outras lideranças.

Hoje, a direção estadual ainda não tem um quadro real do número de filiados ao partido, principalmente em relação aos que pretendem disputar as eleições municipais do próximo ano, mas o entendimento é de que a nova agremiação, aliada do Governo estadual, fará um número expressivo de prefeitos e vereadores, perdendo apenas para a agremiação oficial do governador Cid Gomes, o PSB.

Candidatos
Segundo Almircy Pinto, a expectativa é de que, até o dia 7 de outubro, quando se encerra o prazo para que pretensos candidatos às eleições 2012 troquem de partido, ainda se filiem ao PSD cerca de 45 prefeitos e o deputado federal Manoel Salviano, ex-PSDB que na última segunda-feira conversou pessoalmente com o governador.

De acordo com Almircy Pinto, o partido também já se articula para disputar prefeituras de grandes centros eleitorais do Estado. "Nós já começamos como um partido forte, não só no Ceará como em nível nacional. Nos 130 municípios onde possui comissões eleitorais formadas, o PSD deverá ter candidato próprio ou fazer coligações em todos, incluindo grandes cidades como Juazeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Quixeramobim e Baturité", declara.

Em clima de despedida, deputados que agora migram para o novo partido utilizaram a tribuna da Assembleia para falar da mudança. "Agradeço a todos os companheiros com quem convivemos nesses anos de PSDB, em especial ao ex-senador e ex-governador Tasso Jereissati. Um dos maiores nomes de todos os tempos da política cearense, ele certamente será reconhecido pelo povo em sua história", declarou Professor Teodoro, ex-vice líder do PSDB na Casa.

Apesar da indicação do presidente nacional do partido, o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, de que a legenda terá uma posição independente no cenário político brasileiro, Almircy Pinto garante que o PSD cearense fará parte da base de apoio do governador Cid Gomes.

Reação
"Essa é uma ação que só mostra que, mais do que nunca, precisamos de uma reforma política urgente, pois esse ir e vir de políticos indignifica a moral dos partidos com a sociedade", declara Fernando Hugo, que garante que o PSDB continuará "com vida" na Assembleia.

O presidente estadual do PSDB, Marcos Cals, diz que lamenta a perda dos parlamentares para a nova sigla, mas afirma não existir ressentimentos entre a executiva tucana e os deputados que deixam a agremiação. "O PSDB é um partido de oposição ao Governo Cid Gomes, então é natural que todos aqueles que integrem a base busquem outra sigla para ingressarem", avalia o tucano.

Sobre a possibilidade de o PSDB buscar na Justiça mandatos dos deputados que abandonam a sigla, Cals afirma que seguirá a orientação nacional do partido. "Só terei uma posição sobre os mandatos acompanhando a posição da executiva nacional". A legislação eleitoral permite a mudança.

ALIADOS
Nova sigla faz evento para garantir a sua formação
Mais um partido para compor a base governista está sendo estruturado no Ceará. Depois de ganhar o registro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Partido Pátria Livre (PPL) vai realizar, hoje, a partir das 11 horas, um ato de filiação coletiva na Assembleia Legislativa. Entre os 30 nomes da lista que será apresentada nesta quinta-feira, estão parlamentares e gestores com mandatos no Interior do Estado, dizem os interessados.

Embora o partido tenha nascido, oficialmente, nesta semana, dirigentes da nova sigla, a 29ª do País, já interagem há vários meses - inclusive dando apoio nas eleições do ano passado - com partidos da base aliada, principalmente com o PT e com o recém-criado PSD, sigla governista. "Temos esse diálogo com eles (partidos da base aliada), inclusive tratando de alianças no Interior", declarou o secretário de organização do PPL Ceará, Laurence Bisol.

Entre as lideranças partidárias que já estiveram com dirigentes do PPL está o presidente municipal do PT Fortaleza, Raimundo Ângelo; o articulador político da prefeita Luizianne Lins, Valdemir Catanho; e o presidente estadual do PSD, Almircy Pinto. "Com o governador Cid Gomes nós conversamos informalmente, mas a partir da próxima semana estaremos marcando conversas com vários partidos, como o PSB e o PMDB", adiantou Bisol.
Fonte: Diário do Nordeste

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Poluição do ar pode aumentar risco de ataque cardíaco


Prejuízos à saúde: exposição à poluição do ar pode aumentar os riscos de ataque cardíaco
Prejuízos à saúde: exposição à poluição do ar pode aumentar os riscos de ataque cardíaco (Thinkstock)
A poluição do ar aumenta o risco de ataque cardíaco em pacientes que já sofrem de males do coração. É o que mostra uma pesquisa publicada na versão on-line do periódico médico British Medical Journal. De acordo com o estudo, as primeiras seis horas de exposição à poluição são marcadas pela evolução do risco de infarto em pacientes que já estavam propensos a sofrê-lo - já que a sujeira do ar funciona como um "acelerador" da evolução dos problemas cardíacos. As causas para esse aumento, no entanto, ainda não foram estabelecidas.
Dada a natureza transitória da elevação dos riscos, os pesquisadores especulam que o ataque cardíaco poderia ter acontecido de qualquer maneira, e foi apenas adiantado em algumas horas – um efeito da poluição conhecido como deslocamento (ou colheita) em curto prazo. Enquanto pesquisas estabelecidas concluíram que altos níveis de poluição estão associados a morte prematura por doenças cardíacas, a relação com um aumento nos riscos de ataque cardíaco ainda permanecia obscura.
Levantamento de dados - Durante a pequisa, Krishnan Bhaskaran, epidemiologista da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, e sua equipe revisaram 79.288 casos de ataque cardíaco, de 2003 a 2006, e a exposição de cada pessoa, de hora em hora, aos níveis de poluição atmosférica.
Os autores usaram o padrão UK National Air Quality Archive para investigar os níveis de poluentes específicos na atmosfera. Isso incluía partículas poluentes (PM10), monóxido de carbono (CO), dióxido de nitrogênio (NO2), dióxido de enxofre (SO2) e ozônio. Altos níveis de PM10 e NO2 são marcadores de poluição causada pelo tráfego, de acordo com Bhaskaran.
Dado que os autores não encontraram um aumento líquido no risco de ataque cardíaco durante um período de tempo mais longo, eles argumentam que pode haver “um potencial limitado para reduzir a carga global de infarto do miocárdio apenas pela redução da poluição. Mas isso não deve comprometer ações para controle da poluição do ar, que tem associação com um viés mais amplo da saúde, como mortalidade geral, respiratória e cardiovascular”.
Em um editorial que acompanha a pesquisa, Richard Edward e Simon Hales, da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, afirmam que, apesar da força do estudo, é possível que o verdadeiro efeito não tenha sido totalmente esclarecido - tanto pela utilização de medidas imprecisas quando pelo poder estatístico inadequado. “Considerando-se outras evidências de que a exposição à poluição aumenta a mortalidade em geral e a morbidade, o controle rigoroso dos níveis de poluentes deve permanecer forte

Pedido de vista adia criação do PSD

Ministro Marcelo Ribeiro pediu mais tempo para analisar criação do partido de Kassab; TSE volta a julgar o caso na terça.

O ministro Marcelo Ribeiro, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), fez um pedido de vista no processo de criação do PSD, o que adiou o julgamento que acontecia nesta noite. A expectativa é que o caso seja retomado na terça-feira da próxima semana.
Antes do pedido de vista, a relatora da matéria no TSE, Nancy Andrigui, votou favoravelmente à criação do PSD. Para poder disputar as eleições de 2012, o partido precisa conseguir seu registro no Tribunal até o dia sete de outubro.
Quem também votou no caso foi o ministro Teori Zavascki. Ele pediu prazo de uma semana para que investigações fossem feitas em cima das assinaturas colhidas pelo PSD para a criação do partido.
Mesmo sem ter votado, o presidente da Corte, Ricardo Lewandowski, se mostrou favorável à criação do PSD. Segundo ele, reclamar do fato do partido ter enviado as assinaturas de forma fracionadas ao TSE não pode ser impedimento para a consolidação da sigla.
“O tribunal se confronta com 500 mil eleitores que cumpriram todos os critérios para disputar eleições. E vamos falar que não cumpriu alguma formalidade? (...) Entendo que o valor Constitucional fala mais alto que uma formalidade. E que a meu ver foi cumprida”, disse.
Também sem ter votado, o ministro Marco Aurélio Mello sinalizou que vai ficar contra a criação do PSD. Para ele, é preciso que os Tribunais Regionais Eleitorais certifiquem as assinaturas de apoio ao partido, não valendo somente o registro dos cartórios eleitorais.
"Há formalidades que são indispensáveis para ter-se segurança jurídica", disse.
O TSE conta com sete ministros. São necessários pelo menos quatro votos para a concessão de registro para o PSD.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011


Relatora vota a favor da criação do PSD

TSE julga processo de criação do partido fundando pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab

A relatora do processo de criação do PSD no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Nancy Andrigui, proferiu nesta noite voto favorável para o registro da sigla. De acordo com ela, o partido fundado pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab conseguiu 514,9 mil assinaturas, cerca de 32 mil a mais que as 482 mil necessárias para a fundação de uma nova agremiação.







Foto: AEAmpliar
TSE julga registro do partido fundando pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab
O número só não foi maior pois Nancy disse que algumas das listas enviadas pelo PSD ao TSE continham erros formais, estavam com problemas de grafia ou ilegíveis. Por isso, ela descartou cerca de 27 mil das assinaturas apresentadas. 
Após o voto de Nancy, os demais ministros vão se posicionar sobre o registro do partido. É preciso que pelo menos mais três magistrados sejam favoráveis à sigla para que ela seja criada. Se nenhum deles pedir vista do processo (tempo extra para analisar o caso), o julgamento deve ser encerrado nesta noite.
Procuradoria e adversários
No início do julgamento, a vice-procuradorgeral-eleitoral Sandra Cureau se posicionou de forma contrária à criação do PSD. Ela disse que uma análise minuciosa das assinaturas de apoio se faz necessária, uma vez que há registros de duplicidades de nomes e eleitores falecidos nas listas para a formação da nova sigla.
“Não há esclarecimento nem consolidação (das assinaturas) pelas cortes regionais. É plausível que venham a ser computadas listas com irregularidades. (O que) Pode gerar uma decisão que não corresponderá ao que a lei determina (para a criação de um partido)”, disse.
Em seu parecer, Sandra ainda afirmou estranhar que um projeto de lei de iniciativa popular, como o da Ficha Limpa, tenha precisado de mais tempo que o PSD para coletar assinaturas, “mesmo contando com maciço apoio popular”.
Quem também criticou o curto espaço de tempo usado pelo PSD para se criar foi o advogado do DEM Fabrício Medeiros. Como Cureau, ele defendeu uma análise minuciosa das assinaturas para aprovar o registro do PSD.
A relatora, por sua vez, alegou que as listas de apoio que ela aceitou foram certificadas por cartórios eleitorais. Disse ainda que suspeitas de crimes devem ser analisadas pela Justiça comum, e não pelo juízo eleitoral. Sobre o tempo para a coleta de assinaturas, Nancy preferiu não se pronunciar.

Sobre o tema, a relatora disse que há jurisprudência no que diz respeito à criação de um partido cuja sigla seja a mesma de um já extinto. Por isso, não haveria problema no fato.Na primeira etapa do julgamento, o advogado do PTB Luiz Gustavo Cunha também usou a palavra. Os trabalhistas alegam que a sigla PSD já existia, tendo sido criada em 1945 por Getúlio Vargas. Foi extinta em 1965 no regime militar e reativada nos anos 1980, sendo finalmente incorporada ao PTB em 2002. Por isso, sustentou, não se pode criar um “novo PSD”.
PSD
O advogado de defesa da nova sigla Admar Gonzaga, foi o primeiro a usar a palavra no julgamento. Disse que a eventual negação de registro ao PSD colocaria em jogo “o direito das minorias e o pluralismo político”. Ele ainda rebateu as acusações de apoiadores falecidos e assinaturas sem reconhecimento ou em duplicidade.
“Alguns cartórios fizeram a checagem das assinaturas a partir do caderno de presença das eleições de 2010. Na ocasião, muitos eleitores somente rubricaram a ficha, e não colocaram sua assinaturas completa, por isso houve divergências”, disse.
Ele ainda imputou a adversários políticos a responsabilidade pelos eleitores falecidos que apareceram na lista de apoio do PSD. “As assinaturas foram colhidas por pessoas credenciadas. E alguns de má conduta fizeram o que não deviam, mas para isso há procedimento próprio para verificar, depois do registro, se houve irregularidade. Pois temos provas que houve infiltração de adversários no processo. Alguns se apresentaram com títulos de pessoas mortas e assinavam a ficha”.
Registro
O PSD fez o pedido de seu registro como partido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 23 agosto. Foram apresentadas 538 mil assinaturas de apoiadores e 18 diretórios regionais da sigla foram criados.
De acordo com a legislação eleitoral, são necessárias cerca de 482 mil assinaturas (0,5% dos votos da última eleição para a Câmara Federal) e a criação de nove diretórios regionais para se fazer o pedido de registro de um partido.
Apesar de responder aos critérios legais, o Democratas questionou a criação do novo partido no TSE. Alega que há falsificação de assinaturas e erros nos tramites para o pedido de registro. A vice-procuradora-regional-eleitoral Sandra Cureau também se posicionou de forma contrária à regularização do PSD. De acordo com ela, das 538 mil assinaturas apresentadas, 385 mil são consideradas suspeitas.
Para poder disputar as eleições de 2012 o PSD tem de obter seu registro até o dia 7 de outubro. Se for certificado pelo TSE, a sigla, fundada pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (ex-DEM), vai usar o número 55 e deve atrair cerca de 50 deputados. No campo político, não será da oposição, mas rejeita o rótulo de governista.

Direto do Plenário: TSE inicia julgamento do pedido de registro do PSD



Começou há pouco no Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o julgamento que irá decidir sobre o pedido de registro do Partido Social Democrático (PSD).

A relatora do pedido, ministra Nancy Andrighi, apresenta neste momento o relatório e, em seguida, os advogados farão sustentação oral. Logo após, a ministra iniciará a leitura do voto.

O PSD protocolou o pedido de registro no último dia 23 de agosto e pede para utilizar o número de legenda 55.
Mais detalhes em instantes.