quarta-feira, 8 de junho de 2011

Palocci deixa Casa Civil; Gleisi Hoffmann assume a pasta


O ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, pediu para deixar o governo nesta terça-feira, 7, após denúncias sobre sua evolução patrimonial.

O ministro entregou uma carta à presidente solicitando o seu afastamento do governo. Após receber o documento, Dilma convidou a senadora Gleisi Hoffman (PT-PR) para ocupar o cargo deixado por Palocci.

De acordo com reportagem publicada no jornal Folha de S. Paulo, o patrimônio do ministro teria aumentado 20 vezes no período de 2000 a 2006, quando ele atuou como deputado federal.

Nota de Palocci
"O ministro considera que a robusta manifestação do Procurador Geral da República confirma a legalidade e a retidão de suas atividades profissionais no período recente, bem como a inexistência de qualquer fundamento, ainda que mínimo, nas alegações apresentadas sobre sua conduta. Considera, entretanto, que a continuidade do embate político poderia prejudicar suas atribuições no governo. Diante disso, preferiu solicitar seu afastamento", diz a nota.  

Baixa no Governo Dilma
Palocci coordenou a campanha eleitoral de Dilma à presidência e em seguida assumiu a equipe de transição. Esta é a primeira baixa do alto escalão do governo da presidente.

É a segunda vez que Palocci é afastado do governo depois de se envolver em crises políticas. Em 2006, ele deixou o cargo de ministro da Fazenda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após o escândalo da quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa.

Ontem, o procurador-geral da República (PGR), Roberto Gurgel, arquivou as representações contra Palocci. A PGR recebeu quatro representações contra o ministro que pediam abertura de inquérito para investigar a evolução patrimonial do ministro nos últimos anos.

O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário