sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Poluição do ar pode aumentar risco de ataque cardíaco


Prejuízos à saúde: exposição à poluição do ar pode aumentar os riscos de ataque cardíaco
Prejuízos à saúde: exposição à poluição do ar pode aumentar os riscos de ataque cardíaco (Thinkstock)
A poluição do ar aumenta o risco de ataque cardíaco em pacientes que já sofrem de males do coração. É o que mostra uma pesquisa publicada na versão on-line do periódico médico British Medical Journal. De acordo com o estudo, as primeiras seis horas de exposição à poluição são marcadas pela evolução do risco de infarto em pacientes que já estavam propensos a sofrê-lo - já que a sujeira do ar funciona como um "acelerador" da evolução dos problemas cardíacos. As causas para esse aumento, no entanto, ainda não foram estabelecidas.
Dada a natureza transitória da elevação dos riscos, os pesquisadores especulam que o ataque cardíaco poderia ter acontecido de qualquer maneira, e foi apenas adiantado em algumas horas – um efeito da poluição conhecido como deslocamento (ou colheita) em curto prazo. Enquanto pesquisas estabelecidas concluíram que altos níveis de poluição estão associados a morte prematura por doenças cardíacas, a relação com um aumento nos riscos de ataque cardíaco ainda permanecia obscura.
Levantamento de dados - Durante a pequisa, Krishnan Bhaskaran, epidemiologista da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, e sua equipe revisaram 79.288 casos de ataque cardíaco, de 2003 a 2006, e a exposição de cada pessoa, de hora em hora, aos níveis de poluição atmosférica.
Os autores usaram o padrão UK National Air Quality Archive para investigar os níveis de poluentes específicos na atmosfera. Isso incluía partículas poluentes (PM10), monóxido de carbono (CO), dióxido de nitrogênio (NO2), dióxido de enxofre (SO2) e ozônio. Altos níveis de PM10 e NO2 são marcadores de poluição causada pelo tráfego, de acordo com Bhaskaran.
Dado que os autores não encontraram um aumento líquido no risco de ataque cardíaco durante um período de tempo mais longo, eles argumentam que pode haver “um potencial limitado para reduzir a carga global de infarto do miocárdio apenas pela redução da poluição. Mas isso não deve comprometer ações para controle da poluição do ar, que tem associação com um viés mais amplo da saúde, como mortalidade geral, respiratória e cardiovascular”.
Em um editorial que acompanha a pesquisa, Richard Edward e Simon Hales, da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, afirmam que, apesar da força do estudo, é possível que o verdadeiro efeito não tenha sido totalmente esclarecido - tanto pela utilização de medidas imprecisas quando pelo poder estatístico inadequado. “Considerando-se outras evidências de que a exposição à poluição aumenta a mortalidade em geral e a morbidade, o controle rigoroso dos níveis de poluentes deve permanecer forte

Pedido de vista adia criação do PSD

Ministro Marcelo Ribeiro pediu mais tempo para analisar criação do partido de Kassab; TSE volta a julgar o caso na terça.

O ministro Marcelo Ribeiro, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), fez um pedido de vista no processo de criação do PSD, o que adiou o julgamento que acontecia nesta noite. A expectativa é que o caso seja retomado na terça-feira da próxima semana.
Antes do pedido de vista, a relatora da matéria no TSE, Nancy Andrigui, votou favoravelmente à criação do PSD. Para poder disputar as eleições de 2012, o partido precisa conseguir seu registro no Tribunal até o dia sete de outubro.
Quem também votou no caso foi o ministro Teori Zavascki. Ele pediu prazo de uma semana para que investigações fossem feitas em cima das assinaturas colhidas pelo PSD para a criação do partido.
Mesmo sem ter votado, o presidente da Corte, Ricardo Lewandowski, se mostrou favorável à criação do PSD. Segundo ele, reclamar do fato do partido ter enviado as assinaturas de forma fracionadas ao TSE não pode ser impedimento para a consolidação da sigla.
“O tribunal se confronta com 500 mil eleitores que cumpriram todos os critérios para disputar eleições. E vamos falar que não cumpriu alguma formalidade? (...) Entendo que o valor Constitucional fala mais alto que uma formalidade. E que a meu ver foi cumprida”, disse.
Também sem ter votado, o ministro Marco Aurélio Mello sinalizou que vai ficar contra a criação do PSD. Para ele, é preciso que os Tribunais Regionais Eleitorais certifiquem as assinaturas de apoio ao partido, não valendo somente o registro dos cartórios eleitorais.
"Há formalidades que são indispensáveis para ter-se segurança jurídica", disse.
O TSE conta com sete ministros. São necessários pelo menos quatro votos para a concessão de registro para o PSD.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011


Relatora vota a favor da criação do PSD

TSE julga processo de criação do partido fundando pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab

A relatora do processo de criação do PSD no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Nancy Andrigui, proferiu nesta noite voto favorável para o registro da sigla. De acordo com ela, o partido fundado pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab conseguiu 514,9 mil assinaturas, cerca de 32 mil a mais que as 482 mil necessárias para a fundação de uma nova agremiação.







Foto: AEAmpliar
TSE julga registro do partido fundando pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab
O número só não foi maior pois Nancy disse que algumas das listas enviadas pelo PSD ao TSE continham erros formais, estavam com problemas de grafia ou ilegíveis. Por isso, ela descartou cerca de 27 mil das assinaturas apresentadas. 
Após o voto de Nancy, os demais ministros vão se posicionar sobre o registro do partido. É preciso que pelo menos mais três magistrados sejam favoráveis à sigla para que ela seja criada. Se nenhum deles pedir vista do processo (tempo extra para analisar o caso), o julgamento deve ser encerrado nesta noite.
Procuradoria e adversários
No início do julgamento, a vice-procuradorgeral-eleitoral Sandra Cureau se posicionou de forma contrária à criação do PSD. Ela disse que uma análise minuciosa das assinaturas de apoio se faz necessária, uma vez que há registros de duplicidades de nomes e eleitores falecidos nas listas para a formação da nova sigla.
“Não há esclarecimento nem consolidação (das assinaturas) pelas cortes regionais. É plausível que venham a ser computadas listas com irregularidades. (O que) Pode gerar uma decisão que não corresponderá ao que a lei determina (para a criação de um partido)”, disse.
Em seu parecer, Sandra ainda afirmou estranhar que um projeto de lei de iniciativa popular, como o da Ficha Limpa, tenha precisado de mais tempo que o PSD para coletar assinaturas, “mesmo contando com maciço apoio popular”.
Quem também criticou o curto espaço de tempo usado pelo PSD para se criar foi o advogado do DEM Fabrício Medeiros. Como Cureau, ele defendeu uma análise minuciosa das assinaturas para aprovar o registro do PSD.
A relatora, por sua vez, alegou que as listas de apoio que ela aceitou foram certificadas por cartórios eleitorais. Disse ainda que suspeitas de crimes devem ser analisadas pela Justiça comum, e não pelo juízo eleitoral. Sobre o tempo para a coleta de assinaturas, Nancy preferiu não se pronunciar.

Sobre o tema, a relatora disse que há jurisprudência no que diz respeito à criação de um partido cuja sigla seja a mesma de um já extinto. Por isso, não haveria problema no fato.Na primeira etapa do julgamento, o advogado do PTB Luiz Gustavo Cunha também usou a palavra. Os trabalhistas alegam que a sigla PSD já existia, tendo sido criada em 1945 por Getúlio Vargas. Foi extinta em 1965 no regime militar e reativada nos anos 1980, sendo finalmente incorporada ao PTB em 2002. Por isso, sustentou, não se pode criar um “novo PSD”.
PSD
O advogado de defesa da nova sigla Admar Gonzaga, foi o primeiro a usar a palavra no julgamento. Disse que a eventual negação de registro ao PSD colocaria em jogo “o direito das minorias e o pluralismo político”. Ele ainda rebateu as acusações de apoiadores falecidos e assinaturas sem reconhecimento ou em duplicidade.
“Alguns cartórios fizeram a checagem das assinaturas a partir do caderno de presença das eleições de 2010. Na ocasião, muitos eleitores somente rubricaram a ficha, e não colocaram sua assinaturas completa, por isso houve divergências”, disse.
Ele ainda imputou a adversários políticos a responsabilidade pelos eleitores falecidos que apareceram na lista de apoio do PSD. “As assinaturas foram colhidas por pessoas credenciadas. E alguns de má conduta fizeram o que não deviam, mas para isso há procedimento próprio para verificar, depois do registro, se houve irregularidade. Pois temos provas que houve infiltração de adversários no processo. Alguns se apresentaram com títulos de pessoas mortas e assinavam a ficha”.
Registro
O PSD fez o pedido de seu registro como partido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 23 agosto. Foram apresentadas 538 mil assinaturas de apoiadores e 18 diretórios regionais da sigla foram criados.
De acordo com a legislação eleitoral, são necessárias cerca de 482 mil assinaturas (0,5% dos votos da última eleição para a Câmara Federal) e a criação de nove diretórios regionais para se fazer o pedido de registro de um partido.
Apesar de responder aos critérios legais, o Democratas questionou a criação do novo partido no TSE. Alega que há falsificação de assinaturas e erros nos tramites para o pedido de registro. A vice-procuradora-regional-eleitoral Sandra Cureau também se posicionou de forma contrária à regularização do PSD. De acordo com ela, das 538 mil assinaturas apresentadas, 385 mil são consideradas suspeitas.
Para poder disputar as eleições de 2012 o PSD tem de obter seu registro até o dia 7 de outubro. Se for certificado pelo TSE, a sigla, fundada pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (ex-DEM), vai usar o número 55 e deve atrair cerca de 50 deputados. No campo político, não será da oposição, mas rejeita o rótulo de governista.

Direto do Plenário: TSE inicia julgamento do pedido de registro do PSD



Começou há pouco no Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o julgamento que irá decidir sobre o pedido de registro do Partido Social Democrático (PSD).

A relatora do pedido, ministra Nancy Andrighi, apresenta neste momento o relatório e, em seguida, os advogados farão sustentação oral. Logo após, a ministra iniciará a leitura do voto.

O PSD protocolou o pedido de registro no último dia 23 de agosto e pede para utilizar o número de legenda 55.
Mais detalhes em instantes.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Blog Amigos do João Filho Homenageia todos os seus Seguidores


Queremos Agradecer o Carinho de todos que seguem este Blog e Desejar boas vindas a todos. Esse é um espaço democrático onde está aberto para o debate sadio e as discussões de todos os problemas do município de Madalena e também estamos abertos para abrir diálogo com nossos leitores sobre uma nova política em nosso Município. Esperamos contar com sua ajudar para muito contribuir para a sociedade.

Confira Nossa Lista de Seguidores que cresce a cada dia:



Professor Paulo Barreto


Roberto Feitosa Lima


José Arimatéia


Nêrilda Lourenço


Lucas Patrício


Mauro Viana


Cândido Pereira


Lucilane Costa


José Moesio


Irislândia


Felipe Macena


Lívia Dias


Emílio


Blog O Bom da Boa

VV

TGR

Depois do CONEG, é hora de se preparar para o 39º CONUBES


13º Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG) da UBES, reuniu cerca de 800 estudantes em Brasília entre o dia 31 de agosto e 3 de setembro.
Os secundaristas, através de entidades regionais, municipais, metropolitanas e estaduais representaram os 27 estados do nosso Brasil.

Eles comporam oito grupos de debates com temas variados que contribuem diretamente para formação cidadã e crítica dos estudantes, dando destaque nessa edição aos seguintes assuntos: A mulher e o mundo do trabalho, Violência contra mulher, Sexualidade, Esportes, Cultura, Comunicação, LGBT e o Movimento Estudantil. Eles apresentaram a realidade de seus estados, compartilharam experiências e discutiram possíveis soluções e melhorias para o cenário geral da juventude brasileira.

O Conselho, como o nome mesmo diz, permite a reflexão coletiva sobre o momento que vive o movimento estudantil, pondo em pauta as necessidades e perspectivas a serem atingidas através da atuação das entidades nas escolas, na formação política e social de cada um dos secundaristas. Mas o principal objetivo era convocar o 39º Congresso da UBES, espaço onde milhares de estudantes estarão reunidos.

Na programação do CONEG as conjunções de educação tiveram a presença de representantes do governo, como o Ministério da Educação (MEC), deputados federais e ainda representantes do Comando de greve do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação (SENASEFE).

Os temas afincos, como a Reforma curricular, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) e Plano Nacional de Educação (PNE) afirmam a visibilidade do ajuntamento. Exemplo da importância dos componentes da mesa, durante as discussões sobre o PRONATEC, a UBES recebeu da representante do MEC a garantia de participação no Conselho Gestor do Sistema “S” (ensino técnico em instituições privadas como Senai, Senac, Sesi entre outros).

À caminho do 39º Congresso da UBES

As resoluções do CONEG seguem como diretrizes para escolas de todo o país que, desde já, começam a se mobilizar elegendo representantes que participam das etapas estaduais para posteriormente fazerem parte dos representantes eleitores do 39º CONUBES.

O Congresso, que acontecerá entre 24 e 27 de novembro em São Paulo, é o principal momento da UBES, quando será decido o rumos da entidade para os próximos 2 anos, é nesta data que será realizada a eleição da nova diretoria.

Mobilize sua escola e venha participar do maior encontro do movimento estudantil secundarista da América Latina.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

PSD desfalcará o PSDB na Assembleia


Segundo o articulador do PSD no Ceará, Almircy Pinto, seis membros da bancada do PSDB na Assembleia Legislativa têm um pré-acerto com a nova legenda. Cerca de 40 prefeitos também pretendem migrar

Cinco deputados, três suplentes e cerca de 40 prefeitos. É com esse tamanho inicial que o PSD, com DNA tucano, pode nascer no Ceará. Isso porque, segundo o secretário-adjunto do Gabinete do Governo do Estado, Almircy Pinto, responsável pela criação da representação cearense do partido, seis membros da bancada do PSDB na Assembleia Legislativa (AL) já têm um pré-acerto com os articuladores da futura legenda no Estado.

De acordo com Almircy, os parlamentares tucanos que pretendem migrar são: Rogério Aguiar, Osmar Baquit, Moésio Loiola, e os suplentes Nenêm Coelho, Cirilo Pimenta e Professor Teodoro. Além disso, confirmou conversar “mais intensamente” com os articuladores do PSD o secretário dos Esportes, Gony Arruda (sem partido), que desfiliou-se do PSDB recentemente, após desentendimentos com a executiva regional da sigla. “Muitos deputados do PSDB ficaram perplexos com a atitude da executiva direcionada para mim. Porque eu tinha o aval da bancada para assumir o cargo de secretário”, afirmou, lembrando que o diretório não aceitou que ele ocupasse cargo no governo ao qual a sigla se opõe. Completa a lista de deputados que pretendem migrar para o novo partido, segundo Almircy, Leonardo Pinheiro (PR).

Jornal o Povo;

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

De Virada Corinthians vence Flamengo no Pacaembu


Estádio lotado, duas nações em campo, clima de decisão... O tão esperado reencontro entre os times que disputaram acirradamente a liderança do Brasileirão no primeiro turno foi bom. E decidido nos minutos finais. Depois de sair na frente, com Deivid, o Flamengo viu uma empolgante virada do Corinthians por 2 a 1, no Pacaembu, com dois gols de Liedson. Dois “socos no estômago”, na verdade - minutos antes de construir a vitória corintiana, o camisa 9 havia levado um soco de Gustavo, fora do lance. O juiz não viu e por isso não deu cartão.
Com esse triunfo, a equipe do Parque São Jorge vai a 43 pontos e recupera a liderança do Campeonato Brasileiro. O Flamengo, por sua vez, já soma sete partidas sem vitória na competição e segue em declínio na tabela. Com 36 pontos, aparece na quinta colocação. Mesmo assim ainda na zona de classificação da Libertadores porque o Vasco, campeão da Copa do Brasil, é o terceiro.
Como já era esperado, o público lotou o Pacaembu para ver a “decisão” entre os times que mais brigaram pela liderança no primeiro turno. Foram 37.707 presentes (35.392 pagantes) para uma renda de R$ 1.284.311,50. A partida marcou também uma série de homenagens a Sócrates, um dos maiores ídolos da história do Timão.
Na próxima rodada, o Corinthians, mais uma vez, encara uma equipe carioca. O duelo contra o Fluminense será no domingo, às 16h, no Engenhão, no Rio de Janeiro. Por conta disso, a partida do Flamengo, às 18h, diante do Atlético-PR, no mesmo dia, será no estádio Cláudio Moacyr, em Macaé.
Internado em estado grave por conta de uma hemorragia digestiva, provocado por uma cirrose, o ex-jogador do Corinthians teve seu nome estampado nas costas de todos os atletas do clube nesta quinta-feira. 
Sócrates bandeira Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
willians Liedson corinthians x flamengo (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Município de Madalena teve Representação no 13º da UBES em Brasilia

O município de Madalena, no Sertão Central Cearense teve representação no 13º Congressos de Entidades da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).
O Estudante João Filho autor deste Blog teve o prazer de participar desse grande evento que foi sediado no Distrito Federal entre os dias 31 de Agosto até o dia 04 de Setembro.
Muitos eventos ocorreram nesse meio tempo como a Marcha dos Estudantes no Congresso Nacional, onde foi levantado a bandeira de 10% do PIB e 50% do fundo social do Pré-Sal sejam destinados a Educação de nosso país. Para que assim nossas escolas sejam reconstruídas e nossos educadores com melhor remuneração salarial e assim nossos estudantes possam ter uma educação de qualidade em nosso país.

Veja agora Algumas Fotos do Evento:





PCdoB realiza Conferência Municipal em Quixadá

Foi também definido o “Dia D”. Será realizado no próximo dia 19 um grande evento com a presença de grandes nomes no Ceará do PCdoB.

Uma das cidades pólo do Sertão Central, contou neste Domingo (04), com um grande momento democrático na política quixadaense. Nas dependências da Câmara Municipal de Quixadá, o PCdoB Partido realizou sua Conferência municipal.
A vice-presidente da Executiva Estadual, Terezinha Braga Monte (esposa do Sen. Inácio Arruda), prestigiou a Conferência Municipal e reforçou a autonomia que o diretório municipal tem em seus posicionamentos e decisões. Estiveram presentes vários simpatizantes e filiados que elegeram por unanimidade a nova direção do diretório para o biênio 2012/2013 e a escolha do Delegado Municipal que acompanhará o Presidente Glaydson na 20ª Conferência Estadual do PCdoB/CE.
A 20ª Conferência Estadual tem como tema principal, “Partido Forte, Amplo e Influente”. A intensa mobilização partidária e o debate político do processo de conferências do PCdoB acontecem num período em que o Brasil vive um momento muito decisivo na sua história. Numa situação assim, para dar novos passos seguros no rumo de uma sociedade avançada econômica, política, cultural e socialmente, avoluma-se a necessidade de um Partido Comunista numericamente ampliado, organizado forte a partir das bases, politicamente amplo e influente nos movimentos sociais, nos parlamentos, nos executivos e na luta de idéias, assim como um movimento social unificado em torno de bandeiras transformadoras.
Participaram na convenção partidária representantes do movimento “Unidos por Quixadá”, onde expuseram a proposta que o grupo que vem organizado a um ano tem pra o futuro político do município, colocaram a proposta de mudanças que o município necessita passar, e assim possa crescer no mesmo ritmo que o Brasil cresce. Sem ter de submeter a população ao descaso que hoje existe na terra dos monólitos.
Foi também definido o “Dia D”. Será realizado no próximo dia 19 um grande evento com a presença de grandes nomes no Ceará do PCdoB, onde estarão abonando as filiações dos camaradas que neste momento estarão somando e fortificando politicamente o PCdoB, as novas propostas de mudanças e os simpatizantes sintam-se convidados para em 2012 estarmos juntos e fortes na disputa eleitoral, e todos “Unidos por Quixadá”
Secretária de Comunicação do Diretório do PCdoB/Quixadá.